25/09/2018

Começa nesta quarta-feira (26), a XX Jornada Nacional de Imunizações, maior evento a respeito do tema no País. O encontro é organizado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e transcorrerá a sábado (29), no Rio de Janeiro (RJ). O presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Renato Kfouri, representará a instituição na cerimônia de abertura.

Como as inscrições online já foram encerradas, os especialistas que desejarem participar do evento poderão assegurar suas vagas presencialmente na Secretaria do Evento a partir das 7h no dia 26 de setembro. Para mais informações, CLIQUE AQUI.


Segundo dr Renato Kfouri, ess evento é muito importante para os pediatras pelo seu tema e magnitude. “A Jornada é bastante especial, pois é um dos maiores eventos de imunizações do mundo, com a participação de cerca de mil especialistas, debatendo sobre as pesquisas mais recentes acerca das vacinas. Nesse encontro, os pediatras têm a oportunidade de se atualizar sobre as diferentes vacinas e os calendários, que estão em constante mudança”, explica.

Nesta edição, que marca os 20 anos de fundação da SBIm, cerca de 90 palestrantes do Brasil e do exterior se reunirão para abordar questões como a baixa adesão; a importância da imunização do adulto e do idoso no aumento das coberturas e da longevidade; poliomielite, sarampo e hepatite A; experiências brasileiras na contenção de situações de alto risco; experiências internacionais; febre amarela e dengue; vacinação de pacientes especiais; e epidemiologias.

ATIVIDADES INTERATIVAS – Além disso, com o objetivo de trocar ideias visando a ampliação e difusão de conhecimento, a SBIm preparou uma série de atividades interativas para os participantes. Dentre elas, estão o “Fórum de ética”, no qual a plateia é o júri de um tribunal simulado que julga o caso fictício de uma decisão equivocada sobre vacinação que causou danos à saúde de um indivíduo.

Outra atividade será o “Cara a cara com o especialista”, momento no qual seis entrevistados respondem a perguntas de caráter técnico-científico e de ordem prática depositadas pelo público, de forma anônima, em urnas disponíveis no evento.  Já a “Clínica-Modelo” é composta por uma instalação que demonstra como deve ser a estrutura física dos serviços de imunização humana. Esse local abrigará palestras e oficinas sobre boas práticas, técnicas de aplicação, manejo da dor, armazenamento e outros temas.

Em “Encontro com especialistas”, até três grandes nomes da área de imunizações se reúnem com pequenos grupos para discutir o que há de mais recente, sempre em um clima descontraído, como o de uma conversa entre amigos. Por sua vez, a “Sessão interativa” tratará o tema “Vacinação obrigatória: sim ou não? ”, sendo que após ouvir os debatedores o público votará.

*(Com informações da Assessoria de Imprensa da SBIm)