O Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (Canp) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) capacitou 47 alunos em Boa Vista (RR). As aulas foram ministradas pela coordenadora do Canp e presidente do Departamento Científico de Nutrologia da SBP, dra. Virgínia Weffort, no auditório da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR). “Para o pediatra, cuidar da criança é muito mais do que tratar a doença, é acompanhar o crescimento e o desenvolvimento, que são intimamente dependentes da boa nutrição.
Portanto, o Canp foi fundamental para tirarem dúvidas e receberem orientações sobre o assunto”, destaca a presidente da Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP), dra. Adelma Figueiredo. As aulas englobam os temas aleitamento materno; alimentação complementar; alimentação da pré-escola, escolar e adolescente; fórmulas infantis; avaliação da condição nutricional; obesidade e síndrome metabólica; deficiência de vitaminas; deficiência de minerais; desnutrição energético proteica; alergias alimentares; e microbiota infantil.
PRÓXIMAS EDIÇÕES – As próximas edições do curso itinerante ocorrerão em João Pessoa (PB), nos dias 6 e 7 de novembro, São Paulo (SP) e Palmas (TO), nos dias 29 e 30 de novembro. A previsão é de mais 150 profissionais treinados. O CANP foi idealizado pela SBP para levar o conhecimento e capacitar os pediatras brasileiros em formato presencial, uma vez que nem sempre é possível para o médico se deslocar de onde reside para áreas mais distantes com a finalidade de participar de congressos, simpósios e jornadas. “Este curso é muito procurado por abordar temas atualizados e discussão de casos clínicos. Alguns pediatras fazem mais de uma vez por saberem que sempre tem atualização”, afirma dra. Virgínia Weffort.
COMO FUNCIONA – O curso, em geral, estende-se por dois dias e é realizado a partir da solicitação das Sociedades de Pediatria Filiadas à SBP. A capacitação visa discutir casos clínicos e orientar os pediatras sobre diversos aspectos da nutrição. Além dos novos temas inseridos, são abordadas questões como avaliação da condição nutricional; aleitamento materno; alimentação complementar; obesidade e síndrome metabólica; e seguimento ambulatorial do recém-nascido pré-termo.
Os participantes também recebem instruções sobre a alimentação do pré-escolar, do escolar e do adolescente; alergia ao leite de vaca; desnutrição energético-proteica; e deficiência de micronutrientes, entre outros assuntos. Além disso, no segundo dia há um espaço para discussão de casos clínicos.
5º Simpósio Dermaped tem recorde de inscritos em Belo Horizonte (...
14/08/2025 , 10:35SBP alerta para erros em orientações de primeiros socorros em cas...
14/08/2025 , 10:44Substituição da dose de reforço da vacina meningocócica C pela va...
14/08/2025 , 08:23Pediatras defendem no Congresso ampliação da licença-paternidade ...
13/08/2025 , 16:34Concurso em Nutrição Parenteral e Enteral Pediátrica: inscrições ...
13/08/2025 , 14:15SBP participa de workshop para discutir indicadores e monitoramen...
13/08/2025 , 10:24