Os organizadores, drs. Fabio Ancona (com o microfone) e Dioclécio Campos Jr. com Daniela Manole, da editora.
“Filhos” promove a saúde, acalmando, com “recomendações para os cuidados necessários ao crescimento e desenvolvimento das crianças”, define o presidente da SBP, dr. Dioclécio Campos Júnior, professor da Universidade de Brasília (UnB), e organizador do livro, juntamente com o dr. Fabio Ancona Lopez, vice-presidente da entidade e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mas o livro também tem “alertas de segurança”, para que se saiba quando é hora de levar o bebê ao médico.A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Editora Manole acabam de lançar, durante o 34º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Brasília, o livro “Filhos – da gravidez aos 2 anos de idade”. É a primeira publicação do gênero voltada não apenas para as mães, mas também para os pais, salientando seu papel e orientando a família, sobre as questões mais atuais da realidade brasileira, relacionadas à vida moderna, e também quanto às eternas dúvidas dos casais, com informações cientificamente atualizadas e em linguagem de fácil compreensão.
Escrito por 34 autores diretos e a partir dos Departamentos Científicos da SBP, o livro representa o consenso dos pediatras do País. “Trata da criação dos filhos, com destaque para situações bem contemporâneas das grandes cidades – como deixá-los em creches, transportá-los em veículos, o corre-corre hoje enfrentado pelos casais, seus direitos e legislação – desde a gestação e o nascimento, os cuidados necessários na hora de uma adoção (com informações sobre a nova Lei), as licenças-maternidade e paternidade, a situação da estudante, das mães privadas de liberdade e o teste de paternidade, dentre muitas outras questões”, adianta o dr. Fabio.
Completo, “Filhos” inclui temas tradicionais, sobre o acompanhamento obstétrico, o preparo para o parto, os critérios para a escolha do pediatra e da maternidade, os primeiros cuidados em casa, com leitura rápida facilitada por ícones e quadros. Mas vai além, com mais informações e indicando, inclusive, sites confiáveis para consulta complementar. Apresenta dicas práticas importantes para a amamentação e desfaz mitos, indicando também como proceder no desmame e na transição para uma alimentação balanceada. Possui calendário de vacinas em cada idade e orientação sobre os dentes, a pele, a educação, a saúde mental, a criação do vínculo afetivo entre mãe, pai, família e criança, as situações especiais, além dos exames para avaliação da visão, da audição, e até as brincadeiras ideais para proporcionar a estimulação adequada. Prático, vai até os dois anos e, muito em breve, será complementado por outros livros que vão acompanhar a vida das crianças e dos adolescentes, colaborando com o trabalho dos pediatras.
Filhos – da gravidez aos 2 anos de idade. Autor:Sociedade Brasileira de Pediatria. Organizadores: Dioclécio Campos Júnior e Fabio Ancona Lopez. (Manole, 2009, 376 págs).
PRN-SBP: 178 profissionais são treinados em Governador Valadares ...
23/06/2025 , 16:44JPed: acesse os informativos do Reporte Semanal de maio de 2025
23/06/2025 , 13:47PED CAST SBP: "Vacinação contra o sarampo"
23/06/2025 , 13:33Dermaped 2025: em agosto, Minas receberá o maior encontro da derm...
23/06/2025 , 10:5325º Fórum da ABP: especialistas discutirão a relação entre o meio...
20/06/2025 , 14:16Como avaliar o consumo de álcool pela gestante?
20/06/2025 , 13:52