Geleca caseira vira febre entre crianças, mas pode trazer riscos à saúde

Publicado em 04 de julho de 2018

De 1:32 a 3:46

Brincar com massinha não é novidade entre a criançada, mas elas evoluíram e se transformaram em algo atrativo, caseiro, mas talvez perigoso.

(...) Espuma de barbear deixa a massa mais fofa, amaciante de roupas dá o cheiro e os corantes trazem uma variedade de tons. A base do preparado é cola branca, bicarbonato de sódio e água boricada. Por conter ingredientes que normalmente se tem em casa a receita parece inofensiva, mas não é. O componente que mais apresenta riscos de saúde é a água boricada, restrita para crianças aqui no Brasil pela Anvisa e também nos Estados Unidos, no Canadá e em países da Europa.

O perigo está no boráx, usado em inseticidas, removedores de manchas e desodorantes, que pode ser facilmente comprado em pó e se transforma numa solução caseira de água boricada.

“Esse bórax primeiro vai provocar irritação, queimadura na pele, inclusive, aprofundando assaduras. Agora, se ingerir ou então absorvido com a pele repetidamente tem demonstrado que ele provoca graves lesões ao rim, inclusive, o rim parando de funcionar. Ele também é produto tóxico, podendo causar graves danos ao fígado”, explica o dr. Anthony Wong, do Departamento de Toxicologia e Saúde Ambiental da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Assista a íntegra da matéria