12/06/2026

O Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou, nesta semana, uma nota de esclarecimento a respeito da suspensão temporária da vacina da dengue produzida pelo Instituto Butantan. Segundo informa a SBP, em conformidade com a Nota Técnica nº 58/2026 do Ministério da Saúde, até o dia 30 de maio, mais de 500 mil doses foram administradas em pessoas de 15 a 59 anos de idade. Desse total, 42 indivíduos registraram eventos adversos com sinais de alarme, entre eles, três apresentaram sintomas graves (incluindo dois óbitos).

“Apesar de eventos raros, os casos possuem relevância clínica e associação temporal. Portanto, considerando o princípio da precaução, o Ministério da Saúde orientou a descontinuidade temporária do imunizante até que a investigação de causalidade seja concluída”, informa a nota da SBP.

ACESSE AQUI A NOTA COMPLETA

De acordo com o DC de Imunizações da SBP, os adolescentes vacinados devem monitorar o surgimento de sintomas sugestivos de dengue até 21 dias após a vacinação. Os principais sinais de alarme são febre, exantema, dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, hipotensão e sangramento de mucosas. Nestes casos, recomenda-se observação hospitalar e internação, conforme quadro clínico.

Conforme relembra o texto da SBP, todos os casos suspeitos de Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI) devem ser notificados no e-SUS Notifica, por meio do site https://notifica.saude.gov.br.

Além disso, a vacina Qdenga® do Laboratório Takeda não possui restrição e pode e deve ser aplicada normalmente, conforme público-alvo preestabelecido e orientações presentes no calendário de vacinação da SBP. A vacina Qdenga® é recomendada independentemente de contato prévio com o vírus da dengue em crianças a partir de quatro anos de idade, no esquema de duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Acessar o conteúdo