Neurologia Pediátrica: inscrições para o exame de área de atuação prorrogadas até 26 de abril


Foram prorrogadas até o 26 de abril as inscrições para o exame do Certificado de Área de Atuação em Neurologia Pediátrica concedido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em comissão paritária com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e a Associação Médica Brasileira (AMB).

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO EDITAL.

O candidato deverá acessar o site www.sbp.com.br, preencher a ficha de inscrição, imprimir o boleto de cobrança bancária referente à taxa e proceder ao pagamento em qualquer agência bancária.

Após, deverá encaminhar, obrigatoriamente através de SEDEX/FEDEX/transportadora ou qualquer outro recurso que faça a entrega registrada em prazo de até 72 horas, à SBP a cópia da ficha de inscrição preenchida. O comprovante de pagamento da taxa, bem como os documentos exigidos no item e subitem 3.1 do edital também devem ser encaminhados até 29 de abril.

O cartão de confirmação da inscrição estará disponível no site da SBP, na área individual de cada examinando, a partir das 15h do dia 22 de maio e conterá a data, o local e o horário das provas.

PROVAS – Os candidatos serão avaliados por meio de provas teórica e prática. A primeira tem a sua aplicação prevista para o dia 15 de junho, nos estados em que houver pelo menos dez inscrições homologadas para o exame do Título de Especialista em Pediatria (TEP). A SBP publicará no seu site até o dia 18 de abril a lista contendo todos os locais onde a prova será aplicada.

A prova teórica será composta por 100 questões de múltipla escolha e será de caráter eliminatório. Só serão aprovados para a próxima etapa os candidatos que obtiverem no mínimo 70% de acerto.

SEGUNDA ETAPA – Será realizada em duas provas no Rio de Janeiro (RJ), em agosto, em local a ser definido com antecedência. Dependendo do número de examinandos, poderá acontecer em um ou mais dias. Todos os examinandos aptos a participarem serão previamente comunicados através dos sites www.sbp.com.brwww.abneuro.org.br.

O cartão de confirmação dos habilitados para a segunda etapa estará disponível no site da SBP a partir do dia 15 de julho e conterá a data, o local e o horário das provas. O cartão de confirmação da segunda etapa é liberado apenas para aqueles que cumpriram as exigências dispostas no edital.

PROVA DE MULTIMÍDIA – Esta etapa da avaliação será composta por questões relativas à interpretação diagnóstica visual de sinais clínicos; vídeos de pacientes e exames complementares utilizados na prática neurológica que serão apresentados através da projeção de Datashow, totalizando 20 questões.

PROVA PRÁTICA – Será composta por discussão de casos clínicos: Avaliação clínico-neurológica de um ou mais casos clínicos apresentados através da projeção de Datashow. A banca examinará a capacidade de obter uma boa anamnese, o conhecimento sobre os exames físico e neurológico, a elaboração de hipóteses diagnósticas, a ponderação do diagnóstico diferencial, a interpretação de exames complementares e a definição de um plano terapêutico.

Esta prova começará imediatamente após a Prova de Multimídia, e é fundamental que todos os examinandos permaneçam à disposição da banca examinadora ao longo das avaliações. Cada candidato apresentará oralmente à banca examinadora a sua avaliação de cada caso clínico, incluindo suas considerações diagnósticas e terapêuticas, e poderá obter, no máximo, dez pontos nesta etapa da prova.

RESULTADO – A divulgação do gabarito definitivo e da lista de aprovados acontecerá até o dia 15 de outubro, no site www.sbp.com.br.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520